Sobre [ˈgiːk]

[ˈgiːk] é um projecto pessoal e não representa qualquer marca, empresa ou entidade, e pode ser acedido através do endereço https://gik.pt

O nome deriva da gíria inglesa geek, e da pronúncia no IPA: [ˈgiːk]. Geek é usado para designar os fãs de tecnologia, electrónica, videojogos ou jogos de tabuleiro, banda desenhada (comics e manga), livros, filmes, animes e séries.

A missão é tratar, divulgar e partilhar dicas e informações do universo geek/nerd, mesmo para os que não são geeks.

Para dar suporte a este projecto, são utilizados programas de afiliados e ainda produtos com design próprio, disponíveis na geek store, com acesso através do endereço https://geekstore.pt.

 

História do projecto [ˈgiːk]

O projecto [ˈgiːk] surgiu no seguimento do projecto iniciar.pt. Com o passar do tempo, gik.pt ficou para primeiro plano.

Ao fim de um ano, e ao deparar-me com limitações técnicas no novo fornecedor web, vi nessas dificuldades uma oportunidade para um reboot do projecto e um novo rumo.

Esse novo rumo assumiu a ideia que estava em desenvolvimento em 80s.iniciar.pt e realiza-a em anos80.pt. E ainda a criação da geekstore.pt para assumir o já existe programa de afiliados e dropshipping que existia na versão anterior do gik.pt.

Missão [ˈgiːk]

Actualmente, o projecto [ˈgiːk], com os sites gik.pt e anos80.pt, tem como missão:

  • Promover e aproximar os geek, fãs e apreciadores da cultura pop e dos seus produtos preferidos (merchandising, livros, etc);
  • Responsabilidade social (promover causas);

Futuramente, com o projecto a evoluir, pretende ampliar a sua missão para:

  • Responsabilidade social – mais promoção e intervenção;
  • Responsabilidade ecológica – agir, fazer acontecer, marcar diferença;
  • Aumentar a divulgação e acesso ao produto nacional;
  • Acesso aos produtos da cultura pop, gadgets através da geekstore.pt (nacionais e importados)

 

Termos e condições

Gik.pt não apoia:

  • Conteúdos violentos ou que desrespeitem os direitos do homem, crianças e animais, nem crenças religiosas ou ideologias, e outras demais;
  • Pirataria de conteúdo informático ou de autor, nem divulga links de conteúdo ilegal;
  • Propaganda politica, religiosa ou enganosa;

Gik.pt apoia:

  • Melhorar a experiência, compilação de ideias, divulgação de informação e conteúdos geek, cultura pop e outros relacionados;
  • Divulgação das obras dos autores e artistas, promovendo a aquisição do original;
  • Liberdade de expressão, com objectivo de opinião e não ofensa;

 

Opiniões e liberdade de expressão

Opiniões de gik.pt

As opiniões e análises publicadas por gik.pt são baseadas na opinião pessoal, num país livre onde a liberdade de expressão é um direito, e salvaguarda-se o eventual caso de inadvertido desconhecimento da lei.

Considera-se alvo de opinião, qualquer produto, marca, loja física, loja online, website, empresa, etc. Gik.pt tem como objectivo dar mais importância aos pontos positivos e às melhores opções, por experiência própria.

Qualquer opinião/crítica negativa não tem o objectivo de prejudicar o alvo da opinião, mas aconselhar, alertar e partilhar a opinião pessoal aos visitantes, e em alguns casos alertar para alguns perigos, direitos e precaver situações que levam ao engano. Mais, deve ser única e exclusivamente interpretada pelo alvo da opinião e outros como uma oportunidade de melhoria.

Passar a mensagem e interpretação 

Salvaguarda-se a total ausência de responsabilidade em todos e quaisquer resultados e interpretações no seguimento das informações e opiniões publicadas, tal como qualquer tomada de decisão do visitante e interpretação da imagem do alvo da opinião que possa resultar.

Toda e qualquer interpretação e/ou decisão final tomada por parte do visitante face aos conteúdos do site, deve basear-se em várias opiniões diferentes e de livre arbítrio do próprio visitante, após ponderar e analisar as opiniões e analises de várias fontes externas. Gik.pt não assume assim qualquer responsabilidade em eventuais decisões tomadas ou interpretações.

Respeitar opiniões e acção sobre ofensas e violações

Cada pessoa pode ter uma opinião diferente, por isso qualquer opinião publicada poderá ou não ser de acordo com a opinião de todos.

Assim, o gik.pt reserva-se no direito de remover qualquer comentário menos próprio, ofensivo directa ou indirectamente ou qualquer forma de desrespeito a qualquer liberdade de opinião publicada por gik.pt ou dos visitantes.

Essa remoção será feita sem aviso e imediatamente quando verificada ou reportada por outros visitantes. Em suma, opinem de forma construtiva, não ofensiva.

Referencias ou links a conteúdos impróprios ou ilegais (incluindo pirataria) serão automaticamente removidos porque não respeitam a filosofia do site.

Questões politicas e religiosas

Gik.pt pode comentar ou referir factos da politica ou religião no âmbito de interesse da filosofia/conteúdo do site. Esses temas serão tratados na vertente de conhecimento/cultura/factos. Salvaguardo que o site será irrevogavelmente isento a toda e qualquer pressão politica/religiosa ou incentivo a campanha/propaganda.

Remoção de conteúdo

Qualquer conteúdo presente pode ser alvo de analise para remoção, caso seja pedido e após analise, livre de qualquer compensação/penalização e afins. Ver também questões referidas em Opiniões e liberdade de expressão.

O site reserva-se no direito de eliminar todo e qualquer conteúdo ou comentário que não respeitem os termos e a lei Portuguesa, ou ofensivos directa ou indirectamente. Também pode optar por remover conteúdo sobre análise ou que ocorram factores externos que forcem tal decisão.

Acordo Ortográfico

Este site não respeita o Novo Acordo Ortográfico (de 1992).

Conteúdos do site e direitos de imagens

Os direitos de autor são respeitados, sendo que o site apenas divulga ou promove a obra original, produto ou uma marca, sendo proibida toda a forma de pirataria ou links para conteúdos ilegais. O site apenas faz referência a locais onde se pode comprar o original da obra ou produto conforme manda a lei.

Gik.pt contém:

  • imagens de marcas e produtos, apenas para divulgação das mesmas, apoiando a obra. Algumas imagens são pessoais e dos produtos para divulgação. Outras imagens pertencem aos sites freepik e flaticon, embora free, as condições para utilização implicam a divulgação dos autores e do seu trabalho, que podem ser consultados aqui.
  • vídeos e links são apenas externos, ligados/embutidos para promover os mesmos, continuando a fazerem parte do autor, contribuindo para as visualizações, logo apoiando o autor. Qualquer irregularidade nesses vídeos/paginas são da inteira responsabilidade e autoria dos autores dos mesmos, e não de gik.pt.

Afiliados e Produtos

Para suportar os custos associados ao site, são usados programas de afiliados e produtos próprios em https://geekstore.pt. No entanto, o maior objectivo da loja também é divulgar produtos cultura pop, geek, gadgets, entre outros, para geeks e não geeks.

Em desenvolvimento está o projecto de evoluir a geekstore.pt.

Publicidade e afins

Em gik.pt a estrutura está em constantes analises e testes para ser mais amiga do visitante e evitar saturação por parte dos visitantes.

Pessoalmente, evito sites que abusam na publicidade e perdem na qualidade dos conteudos. Assim, os pop ups não existem e os banners de publicidade, por exemplo, não podem exceder os 25% da largura da pagina:

 

Toda e qualquer publicidade sobre entidades com missões de solidariedade e responsabilidade social são totalmente gratuitas. Não é mortal, nem eticamente correcto cobrar publicidade.

 

Todas e quaisquer situações

Estes termos aplicam-se também às paginas das redes sociais de gik.pt. A qualquer situação não contemplada nestes termos, sobrepõe-se a salvaguarda de protecção contra formas de oportunismo, extorsão, ataques, spam, bloqueios ou ataques à liberdade de expressão e transparecia, e outras situações contra a gik.pt e a comunidade dos seus visitantes.

A gik.pt compromete-se acompanhar qualquer visitante que seja vitima (de qualquer forma) (ex: ofensas nos comentários, etc).

Geek - gik.pt