[Materiais] Resina de Poliéster

Depois de montarmos o nosso modelo em papel, com os moldes do Pepakura, vamos aplicar a primeira camada que irá endurecer o nosso modelo.

Quem já espreitou para o interior das banheiras, barcos, capacetes e mesmo daquelas figuras e veículos de moedas à porta dos cafés, reparou que têm uma textura fibrosa e com cor amarela/resina.

É fibra de vidro, colada com resina poliéster como quando se faz papier mache, camada a camada, pincelando com a resina. Pode ser em tela, malha ou rede de fibra de vidro.

Atenção: o manuseamento destes materiais exige protecção – luvas, mascara e óculos.

 

Em alguns tutoriais fazem sem a fibra de vidro, pois não estamos a tratar de uma estrutura como um casco de um barco, um capacete de mota ou uma banheira para aguentar com o nosso peso e o da água.

O facto é que depois com a massa de plástico ou massa poliéster ou argamassa, irá ficar mais resistente e uma camada mais consistente.

E também podemos evitar um contacto da nossa cara com a fibra de vidro (se bem que devemos forrar o interior com Eva Foam ou esponja).

Nesta imagem do capacete do Iron-man, podemos ver apenas aplicada resina poliéster.

 

Onde comprar?

O preço de uma lata com 250g ronda os 10€. Inclui a bisnaga com catalizador (endurecedor) para endurecer a resina (em média 40 minutos).

Podem comprar no Aki, Leroy Merlin ou lojas da especialidade.

Aki – Resinas Poliéster Leroy Merlin – Resina Poliéster

 

 

Geek - gik.pt