Capacete – faça você mesmo (parte 1)

Para fazermos um capacete, ou mesma uma armadura como do Iron-man, precisamos de alguns materiais que em Portugal podem ter o nome diferente dos que encontramos em maior parte dos videos no youtube.

Mas a questão que se coloca já, é: para quê perder tempo com isso?

Para alguns pode ser uma futilidade, mas tem muitos usos práticos, como quando os miúdos pedem um fato caro para o carnaval, quando somos fãs de cosplay e visitantes da comic con, ou ainda criar o seu próprio negocio de animação de festas de aniversário.

Festas de aniversário? Sim. Como diz um amigo meu, os putos de hoje já não querem palhaços ou mágicos, mas sim os super herois. Este meu amigo é um exemplo dos que agarraram nas rédeas e abriram o seu próprio negócio: catering e animação. Uma vez que ele não conseguiu trabalho depois do curso de animação socio-cultural, ainda tentou nos primeiros tempos usar o palhaço e o mágico, mas com muito custo.

Foi então que ele tropeçou num video do youtube, de uma festa de anos com um Batman e um Ironman. E até me pedir ajuda foi um instante.

Começamos a estudar os materiais, que em Portugal muitos deles têm nomes totalmente diferentes, sem qualquer lógica de tradução. E posso vos dizer: AKI e Leroy são dois pontos de referencia onde encontramos de tudo para o Cosplay (chamemos assim).

Molde
Primeiro precisávamos do molde e eis que o Pepakura é a aplicação que nos facilita esse trabalho. O processo é simples: com um molde 3D é convertido em Pepakura, que divide a superficie do molde em paginas e numera as arestas a ligar.

Para facilitar, podemos encontrar os ficheiros na internet de qualquer coisa: capacete do Halo, armadura completa do IronMan, etc.

 

 

Folhas

Para imprimir, optamos por comprar blocos A4 de cartolina, da marca Firmo, no máximo de

180gr (importante confirmar se a impressora permite essa espessura de folha).

Não importa a cor das folhas, pois no final vai levar camadas de produtos e pintura. O importante é que com folhas mais resistentes, mais estabilidade terá no final.

Artigo: onde comprar?

Então o nosso teste começou e ficam aqui as imagens até à próxima parte…

Geek - gik.pt